LER É BACANA

" Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável... " Mario Vargas Llosa















31 de jul. de 2011

UFPE – VESTIBULAR

Acerca do Romance de 30, analise as proposições abaixo.

a)  O ciclo do Romance Regional de 30 é um dos principais da prosa dessa geração. É o regionalismo nordestino, abordando a decadência da região, tendo como tema único o êxodo rural provocado pela seca.

b)  Graciliano Ramos, alagoano, iniciou-se na literatura com Caetés. Tem como obras principais Vidas Secas, São Bernardo e Angústia, nas quais analisa a realidade da vida rural do nordeste, com aspereza, linguagem rigorosa, precisa e despojada, sem nenhuma concessão sentimental.

c)  José Lins do Rego, paraibano, aborda, em seus livros do Ciclo da Cana-de-Açúcar, o esplendor e a decadência dos engenhos do Nordeste e do patriarcalismo rural. Em suas obras, mistura biografia com ficção. Nelas predomina a linguagem espontânea e repetitiva.

d)  Rachel de Queiroz, cearense, escreveu como livro de estréia, O Quinze. Sua narrativa sintoniza-se com o regionalismo da geração de 30, em que se pode notar a pré-consciência do subdesenvolvimento. Nesta fase de sua obra, destaca-se, ainda, Caminho de Pedra. Mais tarde, a escritora abandonou os temas de denúncia social.

e)       Jorge Amado, baiano, em um realismo precário, mas pitoresco, descreve, em Jubiabá, as agruras da seca do sertão baiano

F,  V, V,  V, F       



Sobre Capitães de Areia, de Jorge Amado, assinale a resposta correta.

a)  A obra faz parte do ciclo do cacau e tem um tom épico, escrito em linguagem formal. O
personagem principal é o padre João Pedro, que tem uma visão diferente da visão dos seus
superiores e sabe conviver com os problemas sociais.

b)  Faz parte das obras urbanas do autor, com o estilo picante e colorido que as caracteriza. O povo é o personagem principal, com suas gírias e expressões regionais, próprias das classes populares. O nome do romance é tomado de um prostíbulo situado na Baixa do Sapateiro.

c)  Eliminando o panfletarismo e o esquematismo psicológico, a obra aborda a luta dos fazendeiros de cacau, no sul da Bahia. Sinhô Padaró e o coronel Horácio Silveira são os principais personagens.

d)  Tendo Salvador como cenário, é uma obra comprometida com a denúncia das injustiças e
opressões sociais. Pedro Bala, menino de rua e chefe do bando que dá nome ao romance, tornase ao final líder revolucionário.

e)  A obra faz parte do ciclo iniciado com Gabriela, Cravo e Canela, o qual deixa de abordar a luta política e o romance proletário, com tipos marginais, para celebrar o folclore, a tradição
popular e os valores do mundo negro, sobretudo. Recupera os torneios da fala popular, em seu
personagem principal, Balduíno.