LER É BACANA

" Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável... " Mario Vargas Llosa















Enem - Elaboração da prova

Matrizes curriculares que direcionam a elaboração da prova do Enem orientados pelo MEC

Em outras palavras, o que será cobrado de vocês na prova de Português.

Obs.: Entenda como ‘competência’ o mesmo que aptidão ou capacidade.

Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

  • H1 - Identificar as diferentes linguagens e elementos da comunicação.
  • H2 - Recorrer aos conhecimentos sobre sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais e relacionar suas funções
  • H4 - Reconhecer posições críticas das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

Competência de área 5 - Analisar, interpretar, relacionando textos com seus contextos,  natureza, função, organização, estrutura, produção e recepção.

  • H15 - Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.
  • H16 - Relacionar informações sobre concepções artísticas e construção do texto literário.
  • H17 - Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.

Competência de área 6 - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens, realidade, significados.

  • H18 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
  • H19 - Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. 
  • H20 - Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional. 
  • H21 - Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
  • H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas e  assuntos  
  • H23 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. 
  • H24 - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Competência de área 7 - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens.

Competência de área 8 - Compreender e usar a língua portuguesa como integradora do mundo e da própria identidade.

  • H25 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, marcas linguísticas das variedades linguísticas sociais, regionais e reconhecer os usos da língua portuguesa.

Competência de área 9 - Entender os princípios, natureza, função e o impacto das tecnologias da comunicação na sua vida em geral, associando aos suportes.

  • H28 - Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.
  • H29 - Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.
  • H30 - Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

Obs.: algumas informações foram resumidas

Fonte: Site do Mec