LER É BACANA

" Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável... " Mario Vargas Llosa















31 de jul. de 2011

UFPE – VESTIBULAR 2011

Cada vez mais a mulher está ganhando espaços na sociedade brasileira. Fato recente foi a eleição pioneira da presidente que assumirá em janeiro o mais alto posto do país. Rachel de Queiroz também foi pioneira ao ser a primeira mulher eleita para a
Academia Brasileira de Letras, até então um reduto masculino. Sobre a autora e sua produção literária, analise as colocações a seguir e responda a sequência correta.
 Seu romance de estreia foi O Quinze, publicado em 1930, com um forte conteúdo de denúncia social. Nele e nas duas obras seguintes, João Miguel (1932) e Caminho de Pedras (1937), está expressa sua posição político-ideológica claramente de esquerda.
1-1) Em suas narrativas, a linguagem, simples e direta, expressou o modo de falar do sertanejo, adotando a fala popular e afastando-se dos padrões da norma culta e literária, o que fará João Guimarães Rosa com a prosa da geração seguinte.
2-2) Com As Três Marias (1939), Rachel de Queiroz abandona a abordagem politicamente engajada dos temas, preferindo enveredar pela linha mais psicológica, o mesmo acontecendo, tempos depois, com Dôra, Doralina (1975).
3-3) A partir de uma ideia já desenvolvida em Caminho de Pedras (1937), de valorizar a participação feminina nas lutas sociais, a autora
escreveu, em 1994, o Memorial de Maria Moura, encarnando na personagem-título do romance uma líder dos fora-da-lei no sertão
nordestino.
4-4) A presença corrente de diálogos em sua obra romanesca permitiu que a autora enveredasse pelo caminho do teatro de raízes regionais e folclóricas, como atestam suas peças Lampião e A Beata Maria do Egito.

V,  F ,  V, V,  V