LER É BACANA

" Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável... " Mario Vargas Llosa















17 de mai. de 2011

Por que estudar é tão importante?

Nossa vida difere da dos animais por que temos as dimensões cognitiva, afetiva e motivacional.
     A dimensão cognitiva é constituída pelos conteúdos do conhecimento, da memória, do pensamento abstrato, dos processos mentais e da capacidade de julgamento. Um
conhecimento a mais pode mudar um julgamento. Um novo exercício intelectual enriquece o pensamento abstrato. Mais informações enriquecem a memória e possibilitam o aperfeiçoamento do raciocínio. Tudo isso é o que se consegue com o estudo.
     A dimensão afetiva inclui nossas emoções e as sensações básicas e instintivas. Quanto mais informações uma pessoa recolher e quanto mais apta estiver a refletir sobre o que sente, maior será sua capacidade de dominar uma reação agressiva e de responder adequadamente a estímulos e desafios externos. O estudo, na medida em que nos fornece informação, conhecimento e matéria de reflexão, interfere diretamente no nosso comportamento diário.
     A dimensão motivacional é a que nos estimula a agir, a conhecer, a amar. Acredito que quanto mais o ser humano aprende, mais deseja aprender. O ignorante julga que já sabe o suficiente e não se interessa em procurar novos conhecimentos. O conhecimento motiva-nos a estudar mais e, quanto mais motivados, mais facilmente aprendemos.
     Para sermos plenamente humanos, e portanto felizes, com uma qualidade de vida melhor, o estudo é fundamental. No milênio passado, era rico quem tinha propriedades. Hoje, a riqueza está em adquirir conhecimentos e saber aplicá-los. (...)

AUTOR: Içami Tiba é psiquiatra, psicodramatista, conferencista e psicoterapeuta de jovens